Mesquita Abu Bakr Assadik é um templo religioso, islâmico na cidade de São Bernardo. Em nome de Deus Clemente e Misericordioso
Ensino
A Mesquita tem como objetivo organizar conteúdo e material para o ensino da religião para alunos matriculados.
Contratar e coordenar equipe de professores. Criar regimento islâmico de normas e procedimentos para os alunos. Criar sistema de obrigações para alunos bolsistas. Organizar formatura de alunos ao final do período letivo. Preparar e fornecer alunos para eventos.
Cultura
Escrita árabe
Os muçulmanos consideram a escrita como uma importante forma de arte. Segundo o Alcorão, Deus falou em árabe e o registro de suas palavras se fez em árabe. A escrita ganhou então uma importância religiosa e os muçulmanos trataram de fazê-la da melhor maneira possível.
Com o tempo, o ato de escrever tornou-se uma expressão artística da maior importância. A escrita arábica é derivada do alfabeto semítico, onde só as consoantes apareciam.
De fato eu não tenho conhecimento de como seja o alfabeto árabe, mas é interessante os desenhos que são formados e mais interessante ainda, compreender porque a escrita árabe ultrapassa os limites da utilidade prática e se transforma em uma arte rebuscada e bela.
A preparação das tintas também exigia complicadas transformações químicas. As cores mais comuns eram o preto e o marrom, mas outras cores eram também usadas. As tintas de origem persas eram as preferidas. O calígrafo era uma pessoa respeitada e considerada um instrumento de Deus para levar a palavra a todos os lugares do mundo. Era como se ele, o calígrafo, fosse uma pena de junco na mão de Deus.
A escrita teve origem na necessidade dos comerciantes de anotarem seus compromissos e dos governos anotarem os impostos, enfim, a origem da escrita teve motivações extremamente práticas para resolver problemas do mundo cotidiano.
Deve-se a escrita aos fenícios e sumerianos (sempre que vejo essa palavra, imagino seres de outro planeta invadindo a Terra em uma aventura galáctica futurista e fantasiosa). Mas é claro que a escrita foi logo usada para todas as finalidades e possibilitou o registro histórico e científico. Com o repentino surgimento da religião islâmica, a escrita árabe tomou importância em todo o mundo onde a religião islâmica exerceu influência.
O Corão foi ditado por Deus, em sonhos, ao profeta Maomé. As palavras do Alcorão são sagradas e os povos árabes primaram por registrar essas palavras da melhor maneira. Nas mesquitas, a casa da palavra de Deus, não existem imagens, mas os símbolos caligráficos estão em toda parte. Esses mesmos símbolos encontram-se nas pinturas, tapetes, cerâmicas e todas as formas de expressão artística desses povos. A escrita é quase uma imagem. Alias, caligrafia e escrita são uma mesma palavra, em árabe.
A primeira, e talvez a mais forte maneira de expressão artística ligada ao islamismo é a caligrafia árabe. Segundo o Alcorão, Deus falou aos homens em árabe e a escrita passou então a ser a maneira de expressar a palavra de Deus.
Essa missão de difundir a palavra de Deus através da escrita é bem representativa do espírito muçulmano. CyberArtes já publicou, há bastante tempo, uma matéria sobre Escrita Árabe e outra sobre Arte Celta, uma seguida pela outra (edições 38 e 39 que continuam disponíveis), e até hoje continuamos recebendo um bom número de correspondências vindas de todos os lugares sobre os dois assuntos. Já estamos na edição 78 e as correspondências continuam. Por esse motivo, vamos deixar de lado o alfabeto árabe nessa matéria, tanto quanto for possível, e enfatizar outros aspectos da arte islâmica.
Ação Social
Objetivos
Organizar e supervisionar campanhas beneficentes. Coordenar e controlar ajuda aos irmãos mais necessitados. Estabelecer comissão de avaliação para assistência em todos os níveis.
Mesquita de São Bernardo
Rua Henrique Alves dos Santos, 161 - São Bernardo - São Paulo
(11) 4337-3434
Fonte: Wikipédia