O secretário de Obras e Serviços Urbanos de São Bernardo, José Cloves da Silva, disse ontem reconhecer os problemas de vias esburacadas e com asfalto problemático na cidade, conforme mostrou reportagem do Diário publicada na edição de ontem.
Os problemas de ruas esburacadas e em péssimas condições de tráfego incomodam a população, principalmente por causa de problemas gerados em veículos e pela dificuldade de passagem. De acordo com Cloves, um projeto da Prefeitura prevê o recapeamento de importantes vias da cidade nas áreas periféricas e também próximas ao Centro.
As intervenções não têm prazo de início, mas o secretário explicou que é preciso esperar o clima melhorar. “Como o asfalto está malcuidado, é natural que em período de chuva haja um problema maior de buracos. Às vezes tampamos em um dia, e dias depois ele reabre. Asfalto e água não combinam. Agora é o período mais crítico.”
Cloves adiantou que entre as vias que receberão novo asfalto estão as avenidas Humberto de Alencar Castelo Branco, Lucas Nogueira Garcêz, Estrada Samuel Aizemberg, Rua dos Vianas e Rua dos Feltrins. Já sobre a Avenida Luís Pequini, Cloves esclareceu que a via passa por obras de recape nos dois sentidos, e que a intervenção deve terminar em até 30 dias.
A operação tapa-buracos da Prefeitura demanda investimento de aproximadamente R$ 6 milhões por ano. Através de pedidos de moradores, a secretaria tem o prazo de até 48 horas para atender a solicitação e apurar o problema informado. Moradores podem solicitar reparos pelo telefone 4366-3500.
REPERCUSSÃO
Internautas que leram a reportagem no site do Diário, ontem, denunciaram o mesmo problema de vias intransitáveis em outros bairros, como Jardim Palermo, Nova Petrópolis, Parque Selecta, Assunção, estradas da Cooperativa e do Montanhão. Em um dos comentários, uma pessoa refere-se à cidade como uma “filial da lua”, em alusão aos buracos espalhados pelas ruas. O secretário rebateu, dizendo que a “maioria esmagadora” dos buracos é causada por outras empresas ou problemas de vazamento. Sobre as outras intervenções, Cloves garantiu que pedestres e motoristas não ficarão sem assistência. “O programa de recapeamento vai abranger toda São Bernardo.”
Fonte: Diário do Grande ABC