A Volkswagen vai aumentar, nos próximos três meses, a produção da fábrica de São Bernardo do Campo em 23%, com o objetivo de atender o crescimento do mercado de carros e comerciais leves, cuja expansão deve chegar 8% a 9% neste ano. As vendas totais da empresa devem aumentar 5% no ano sobre 2009. Com isso, a montadora deve chegar no final de dezembro com cerca de 730 mil veículos vendidos no Brasil.
A previsão foi reforçada nesta segunda-feira pelo presidente da montadora, Thomas Schmall, durante a inauguração da nova linha de pintura na fábrica Anchieta, parte do plano de investimentos da Volks de R$ 6,2 bilhões para o período de 2010 a 2014.
“Temos hoje uma limitação de capacidade. As novas instalações vão permitir o crescimento da produção de forma sustentada. Com essa ampliação, a produção passará de 1.300 para 1.600 carros por dia na unidade de São Bernardo. E a nossa capacidade total de produção chegará a 3.500 veículos por dia”, diz o executivo.
Neste ano, a Volks contratou 1.300 funcionários, dos quais 600 para a fábrica da Anchieta –metade deles vai trabalhar na nova linha de pintura, onde também foram instalados 11 robôs. Com as contratações, o número de funcionários da empresa no Brasil passa para 23 mil em todas as suas fábricas –sendo 13,6 mil em SBC.
Para 2011, a montadora planeja 23 novos lançamentos (entre novos carros e remodelações). Neste ano, o número de lançamentos foi menor, 13.
IMPACTO NA VENDA
Após as medidas anunciadas pelo Banco Central na última sexta-feira, de restrição ao crédito para tentar conter a alta da inflação, a Volks reviu seus planos de crescimento para o próximo ano.
“A partir de janeiro e fevereiro, a indústria vai sentir os impactos dessas medidas. Já estamos em contato com o banco da montadora para saber que ações podemos tomar [para minimizar os efeitos da restrição ao credito e financiamento de veículos]”, diz Schmall.
A montadora reduziu para 4% a 5% sua projeção de crescimento em 2011 – antes do anúncio feito pelo governo, a previsão era de 5% a 6% de expansão.
O Brasil responde hoje por 17% das vendas totais da marca Volkswagen no mundo. É o terceiro maior mercado mundial da montadora, atrás da China e Alemanha.
Fonte: Folha Online