São Bernardo troca terreno para construção de avenida

A autorização para a desapropriação de terreno próximo à Avenida Humberto Alencar Castelo Branco é o primeiro passo da Prefeitura de São Bernardo para tentar melhorar o trânsito na região do bairro Assunção. Na área de 574,5 metros quadrados que pertencia à empresa J Franchini, será construída a primeira etapa da futura avenida Linha Camargo, ligando as avenidas dos Flamingos e José Odorizzi até a Avenida Osvaldo Fregonesi. No trecho, de 800 metros, também será feita a canalização do Córrego Camargo.

Nesta semana, a Câmara Municipal de São Bernardo aprovou Projeto de Lei do Executivo que autoriza a doação de terreno municipal de 453,1 metros quadrados em troca da área da empresa. O terreno da Prefeitura é próximo à futura avenida. Com a permuta, não será necessário pagamento em dinheiro.

A licitação para a construção da via está em fase de conclusão e tem quatro empresas  participantes. A previsão da Prefeitura é que os trabalhos sejam iniciados ainda em junho. O secretário municipal de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, explica que para a utilização das verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a obra precisa começar antes de julho. O programa do governo federal irá repassar R$ 26 milhões para a canalização do córrego. O valor total do investimento é de R$ 60 milhões.





A segunda etapa do projeto deve começar cerca de quatro meses após a primeira. Nesta fase, será duplicada a Avenida Osvaldo Fregonesi, além da ligação da via com a Castelo Branco. Com isso, a Linha Camargo terá, ao todo, cerca de 1,5 km. A avenida desembocará em frente ao campus da FEI (Fundação Educacional Inaciana). 12 imóveis terão de ser desapropriados. A via será praticamente paralela à Castelo Branco.

O edital da obra também prevê a duplicação de trecho de quase 500 metros da Castelo Branco, entre a FEI e a Praça Giovanni Breda. A previsão é que as duas fases sejam concluídas até junho de 2014.

Na opinião do secretário, a nova avenida reduzirá os congestionamentos no Assunção e facilitará o deslocamento para o bairro Alvarenga. “Quando a Linha Camargo estiver pronta, a ideia é que concentre o fluxo de automóveis e veículos pequenos, enquanto na Castelo Branco será priorizado o transporte coletivo, por meio de corredor exclusivo de ônibus”, explica Campos.

Além desse corredor, a Prefeitura planeja construir mais nove passagens exclusivas para ônibus, bem como terminais nos bairros Alvarenga, Baeta Neves e Rudge Ramos. O plano é que o terminal Alvarenga tenha ligação com a futura linha 18-Bronze do Metrô.

Fonte: Diário do Grande ABC





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