A partir desta segunda-feira (12), a I Exposição Fotográfica Itinerante de Crianças e Adolescentes Desaparecidos. Promovida pela Fundação Criança de São Bernardo, a exposição pode ser visitada no Paço Municipal de São Bernardo, onde ficará até o dia 26 de março.
O objetivo da mostra é chamar a atenção da sociedade para a questão do desaparecimento de crianças e adolescentes, assim como mobilizar os meios de comunicação, através da divulgação de imagens, para potencializar a identificação e localização dos desaparecidos.
A exposição é composta por 34 fotos de crianças e adolescentes desaparecidos da região metropolitana de São Paulo. Entre elas, nove situações constam do cadastro municipal do Programa Reencontro – Serviço de Enfrentamento ao Desaparecimento de Crianças e Adolescentes da Fundação Criança, sendo quatro casos considerados enigmáticos, com paradeiro totalmente desconhecido.
No Brasil, 40 mil crianças e adolescentes desaparecem por ano. Somente no Estado de São Paulo são mais de 9 mil situações anuais. Em geral, 15% não são encontradas. Em São Bernardo, por meio da integração entre o trabalho policial com os programas sociais, por meio da Fundação Criança, a quantidade de crianças e adolescentes não encontradas, levando- se em conta os últimos seis anos, é de menos de 1%, se comparada ao total de queixas de desaparecimentos no município.
Fonte: Repórter Diário