São Bernardo organiza campanha antiálcool

A Prefeitura Municipal de São Bernardo programa campanha de prevenção ao uso do álcool para crianças e jovens. A expectativa é de que o trabalho – em fase de elaboração junto ao Conselho Municipal de Saúde – tenha início após o período eleitoral e seja difundido tanto nas escolas quanto na comunidade. O consumo de bebidas por menores é tema da sexta edição do Desafio de Redação do Diário (leia reportagem abaixo).

A meta é complementar o trabalho de atenção às pessoas que fazem uso abusivo de drogas já realizado pelo município, explica o secretário de Saúde, Arthur Chioro. “A gente se preocupa muito com o crack, mas o álcool é infinitamente mais perigoso porque é socialmente aceito”, destaca. O foco da ação são crianças com mais de 7 anos, além de pré-adolescentes e adolescentes de todas as classes sociais.





Outra forma de ampliar os serviços já oferecidos será a implementação de outras três repúblicas terapêuticas. A primeira delas será instalada ainda neste ano e contemplará as gestantes com os vínculos familiares fragilizados. O espaço de moradia transitória pelo período de três a seis meses será instalado no Alvarenga, segundo Chioro. Estão previstas outras duas unidades para adultos no início de 2013.

São Bernardo também prevê outro Caps (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas) na região do Alvarenga. A cidade conta com duas unidades, sendo uma para adultos e outra para crianças e jovens. “São 1.100 pacientes em acompanhamento hoje”, observa o secretário.

EXEMPLO

Na manhã de ontem a cidade recebeu visita de representantes do UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime) no Brasil e técnicos do Ministério da Saúde. A comitiva conheceu como funciona política de Saúde Mental e os serviços ofertados aos usuários e familiares desde 2009. Além do Caps InfantoJuvenil, o grupo observou os trabalhos feitos na república terapêutica infantojuvenil.

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário