São Bernardo montou uma “cidade” de Lego para ensinar os alunos, de 3 a 14 anos, das redes pública e particular, educação no trânsito, respeito e cidadania. O objetivo é contribuir significativamente no processo de aprendizagem da criança com o tema “trânsito” de maneira mais atrativa, divertida e lúdica.
Os dois novos projetos, Minha Cidade Legal e Cidade para Todos,que começaram a funcionar nesta segunda-feira (19), no Centro de Reflexão de Trânsito (CRT), atenderão diariamente 90 crianças, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30. Para participar, a instituição de ensino deverá fazer o agendamento com o Serviço de Educação para o Trânsito.
Os educadores do CRT orientarão as crianças sobre as atividades que serão realizadas em cada um dos projetos e dividirão os grupos. Em seguida, serão encaminhados às salas interativas.
As crianças de 3 a 6 anos participarão do Minha Cidade Legal. Em uma sala, com um tapete de 2,4 m por 4,5 m², com o desenho de ruas, calçadas, ciclovias, faixas de pedestres, terão mais de 3 mil peças de Lego para montar a cidade. E poderão identificar os papéis por elas exercidos durante o deslocamento, percebendo o que a cidade pode oferecer para sua segurança.
Os estudantes de 7 a 14 anos terão oito cenários no Cidade para Todos, nos quais poderão identificar os problemas e terão de buscar soluções para garantir a fluidez, segurança, acessibilidade e qualidade de vida no trânsito. Para isso, as crianças terão 33 construções em Lego, 250 tipos de sinalização (vertical e horizontal) e 40 peças entre carrinhos, helicópteros, bicicletários, navios, bicicletas, motocicletas, entre outros.
Após essas atividades, os participantes passarão pelo circuito existente no CRT, que reproduz uma rua com faixa de pedestre, semáforos, sinalização e uma ciclovia de 160 metros de extensão. E, com o uso da bicicleta, farão o percurso, vivenciando o papel do ciclista, pedestre e passageiro no miniônibus.
De acordo com a coordenadora do programa de Educação para o Trânsito, da Prefeitura de São Bernardo, Valdênia Santos, os projetos são novas ferramentas para auxiliar na educação do trânsito. “Por se tratar de equipamentos atrativos e lúdicos, a iniciativa contribuirá para que as crianças se envolvam e se interessem pelo tema”, disse. “A meta é fazer com que se identifiquem como sujeitos desse processo.”
O CRT fica na Rua Humberto Luiz Gastaldo, 40, no Parque São Diogo. Mais informações pelo e-mail educação.transito@saobernardo.sp.gov.br ou o telefone 4126-2902.
Fonte: Prefeitura de São Bernardo