São Bernardo do Campo é a cidade campeã da 55ª edição dos Jogos Regionais, realizado durante o mês de julho, em Santo André, com a participação de 30 cidades. No total, a campeã somou 346 pontos e teve ao seu lado no pódio as cidades de Santos, que somou 332 pontos e São Caetano do Sul, com 277 pontos, na segunda e terceira colocação, respectivamente. Já em relação ao quadro de medalhas, São Bernardo do Campo acumulou 16 de ouro, 13 de prata e 8 de bronze, totalizando 37.
A última conquista de São Bernardo do Campo nos Regionais havia sido em 1973, em Botucatu. “Todos os atletas e comissão técnica estão de parabéns pelo esforço e por esta conquista merecida que só aconteceu agora, 38 anos depois do último título. Vocês são um orgulho para a nossa cidade, agradeço o empenho de todos”, destacou o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.
Para chegar ao feito, os 425 atletas tiveram de superar, além de seus limites, adversários de peso como São Caetano do Sul e Santos, este último, com quem tiveram que travar disputa acirrada, ponto a ponto, antes de chegar ao título merecido.Embora todas as modalidades tenham se destacado – das 43 equipes, apenas quatro não ocuparam uma das três primeiras colocações no pódio – a supremacia neste ano pôde ser mensurada pelas conquistas do primeiro lugar nas modalidades de vôlei e handebol, tanto no masculino quanto no feminino.
“Essa conquista representa que, em São Bernardo, o esporte e o lazer também são tratados como prioridades pelo governo. O planejamento começou em 2009 com a finalidade de melhorar a qualidade técnica das equipes e de nossos atletas e foi recompensada com esse resultado. Estão todos de parabéns”, disse o secretário de Esportes e Lazer, José Luiz Ferrarezi.
O próximo compromisso dos atletas de São Bernardo do Campo será em novembro, quando a delegação participará dos Jogos Abertos de Mogi das Cruzes. Para o chefe de delegação, José Alexandre Devesa, os maiores desafios deverão ser as cidades de Piracicaba, Pindamonhangaba, São José dos Campos, além de Santos e São Caetano do Sul. “Além da nossa cidade, não tenho dúvidas de que estas outras cinco serão nossos adversários mais difíceis”, prevê.
Fonte: Repórter Diário