A Prefeitura de São Bernardo iniciou por volta das 16h desta sexta-feira a reabertura da Estrada do Montanhão, na divisa entre o município e Santo André.
A barreira montada no Parque Selecta será a primeiro a ser retirada. Em seguida, será a vez do Bairro Baraldi.
Segundo o secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo, Giba Marson, é possível que a liberação total da via não seja concluída hoje. No entanto, ele garantiu que alguns ônibus já terão acesso ao local até o fim do dia.
A ação ocorre após a administração da cidade de São Bernardo ter conseguido na Justiça autorização para reabrir a estrada nesta tarde. Ontem, o TJ havia determinado, por meio de uma liminar, que o Semasa suspendesse o bloqueio, o que não aconteceu. Ontem, o órgão informou que não havia sido notificado oficialmente sobre a decisão judicial.
A via, que é a principal ligação entre os moradores dos bairros Baraldi e Silvina, em São Bernardo, estava interditada desde o último dia 15.
Imbróglio – O processo que pede o fechamento da Estrada do Montanhão corre no MP (Ministério Público) desde 1992. O motivo do pedido é a alegação de que o tráfego de veículos na via causa danos ao meio ambiente. A estrada corta o Parque do Pedroso, em Santo André, que é área de manancial. A interdição prejudicou as cerca de 220 famílias que moram no bairro Baraldi.
Fonte: Diário do Grande ABC