O prefeito de São Bernardo do Campo assinou, na última sexta feira, a Ordem de Início de Serviço da segunda etapa da obra no Ribeirão dos Couros. A intervenção, que será iniciada em fevereiro, contempla a urbanização e recuperação ambiental do entorno – região dos bairros Piraporinha e Jordanópolis – e a continuidade da canalização do córrego.
Para a execução da obra, 12 imóveis serão desapropriados. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados em janeiro de 2014. A primeira etapa, que teve início em abril de 2009, deve ser concluída em setembro deste ano. O investimento total é de aproximadamente R$ 146,5 milhões, sendo mais de R$ 67,5 milhões provenientes da Administração Municipal e parte da Sabesp e R$ 79 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal.
Os serviços incluem a execução das avenidas marginais ao longo do Ribeirão dos Couros. Já estão em fase de construção duas pistas, com três faixas de rolamento cada, da Avenida Piraporinha à Rua Dona Maria Fidélis. Na segunda etapa, será construído o trecho entre a Rua Dona Maria Fidélis e proximidades da Anchieta.O chefe do Executivo destacou que a obra mudará a qualidade de vida da cidade e da população. “Na verdade, vamos destravar alguns gargalhos existentes e criar alternativas viárias que vão facilitar, inclusive, o trânsito de Diadema, além de beneficiar o tratamento ambiental da nossa cidade”, afirmou o prefeito de São Bernardo do Campo.
A implementação de um coletor tronco de esgoto sanitário será finalizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), por meio de Termo de Cooperação Técnica, incluindo interligações à rede coletora existente nas proximidades da área, juntamente com o sistema viário às margens do canal. O esgoto será enviado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Caetano. Até 2016, a meta da cidade São Bernardo do Campo é tratar 90% do esgoto produzido – hoje o índice chega a 27%.
O projeto ainda inclui a construção de dois viadutos no Corredor ABD (Anel Viário Metropolitano), com cerca de 400 metros de extensão, que farão a transposição das pistas do Anel Viário Metropolitano sobre o Ribeirão dos Couros e a Avenida 31 de Março, dando maior rapidez ao tráfego.
Segundo o secretário de Transportes e Vias Públicas, as marginais facilitarão o tráfego de veículos na região, reduzindo, substancialmente, o congestionamento no entorno da Avenida Piraporinha e Corredor ABD. “Será criado um novo acesso ao bairro Jordanópolis e ligação com o Anel Viário Metropolitano, fazendo a conexão a Santo André e Diadema. Além disso, será facilitado o deslocamento dos motoristas da região do Alvarenga à Paulicéia, Taboão e Rudge Ramos, eliminando a utilização da Via Anchieta e do Centro da cidade”, disse. Ele acrescenta que, por consequência, haverá um melhor atendimento ao sistema de transporte coletivo, tendo em vista a concentração de ônibus no centro.
A partir de fevereiro, o programa Rua Nova executará uma série de melhorias e de obras de infraestrutura na Avenida Maria Servidei Demarchi, no Bairro Demarchi. O prazo de conclusão dos serviços é de seis a oito meses.
Cerca de 2.700 metros da via passarão por serviços de recuperação e melhoria de microdrenagem, adequações geométricas do trecho viário, reforma de guias e sarjetas, recuperação do asfalto e sinalização. “A esse conjunto de obras serão incorporadas melhorias viárias visando maior fluidez do trafego na via, principalmente nos horários de pico”, afirmou o diretor do Departamento de Manutenção de Próprios Municipais de São Bernardo.
No dia 11 de janeiro, o Rua Nova iniciou as obras na Estrada Poney Club. A via receberá melhorias de microdrenagem, reforma de sarjetas e guias, recuperação do asfalto sinalização.
Fonte: DCI