A unidade piloto de atendimento do Detran-SP em guia de São Bernardo, inaugurada nesta segunda-feira (5), terá capacidade para atender até 1 mil pessoas diariamente. O antigo posto, que foi reformado no modelo do Poupatempo, atendia apenas um terço deste número.
“Nesta unidade agora teremos a possibilidade de realizar provas teóricas em salas com 30 pessoas, quantas vezes a demanda precisar em um dia. Na antiga unidade, a prova era feita apenas uma vez por semana, para cerca de 400 pessoas”, destaca o secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Julio Semeghini.
A unidade trabalha agora no esquema de horário expandido, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h. O posto dispõe de orientadores, computadores para o público acessar os serviços eletrônicos, sistema que permite a avaliação dos serviços prestados, além de novo mobiliário, condições de acessibilidade, organização do atendimento por meio de senha, rede bancária para pagamento das taxas e serviço de copiadora.
Segundo o secretário, um convênio com o governo do Paraná, para instalação de um modelo de provas eletrônicas, está sendo viabilizado. A medida pode diminuir o tempo de espera pelo resultado, que pode ser consultado no mesmo dia.
“Nossa intenção também é criar uma parceria com as montadoras para que os veículos sejam licenciados nas próprias empresas, com a montagem de um Detran Móvel. Atualmente, os documentos de uma média de 500 veículos por dia chegam aos postos do Detran vindos das montadoras”, explica Semeghini. Os recursos – que podem variar de R$ 100 mil a R$ 200 mil – serão conseguidos por meio de parceria com a iniciativa privada.
Fonte: Repórter Diário