Realizar o sonho da casa própria não é só ter uma casa. Quem quer uma casa, quer também rua, bairro, endereço e CEP. Em São Bernardo, o bairro ainda conhecido como Jardim Telma, mas que hoje oficialmente se chama Jardim São Jorge, passa por fortes transformações sociais e culturais. Isso graças a um grupo de moradores que não querem mais viver em um sub-bairro. A comunidade, que antes era chamada de comunidade como sinônimo de favela ou periferia, está, enfim, descobrindo o verdadeiro significado da palavra.
Os problemas eram muitos. O presidente da Associação Amigos de Bairro do Jardim São Jorge, Sebastião Domingo da Silva, conta que há pouco mais de dois anos as ruas do bairro não estavam relacionadas nos Correios, e que os moradores sequer conseguiam receber as correspondências. Nessa época, o então Jardim Telma era considerado uma extensão do Bairro Cooperativa, e não possuía serviços básicos.
“O bairro não passou por regularização fundiária, e era administrado por uma associação de bairro que nada fazia. Agora assumimos e estamos lutando para que aqui seja um lugar bom para todos viverem”, disse Silva.
Reconstrução – Com cerca de nove mil moradores, o bairro está reconstruindo sua associação. A antiga estava instalada em uma casa feita de madeirite, sem condições de uso, e o terreno possuía dívidas acumuladas do IPTU. A solução encontrada pelos associados foi vender parte do terreno, pagar as dívidas e construir com as próprias mãos a nova sede.
“Não teríamos dinheiro para contratar toda a mão de obra, então estamos fazendo o trabalho nós mesmos em boa parte. Recebemos doações de material de construção, e arrecadamos uma pouco de verba. Aos poucos a casa vai aparecendo”, conta Artur Neto, morador desde 1990 do Jardim São Jorge, considerado um dos fundadores do bairro.
Para a futura sede, Neto e Silva já fazem planos. Além dos programas públicos Leva Leite e Mutirão da Saúde, que só chegam aos bairros que têm sede das associações, querem fazer parcerias com as iniciativas privada e pública para dar cursos profissionalizantes aos jovens do bairro.
Novo nome – A mudança de Jardim Telma para Jardim São Jorge ocorreu em maio deste ano, e contou com a aprovação de todo o bairro. A razão para a mudança é simples: Jardim Telma é um nome que surgiu de moradores de bairros vizinhos e que não tinham o local como um bairro. Agora é Jardim São Jorge, como sempre foi conhecido pelos seus moradores. O novo nome foi reconhecido em cartório, assim como a alteração do nome de 15 ruas, e passou pela Câmara Municipal.
Luta é por mais qualidade de vida
Além de uma nova identidade, essa com a cara de quem mora no Jardim São Jorge, as famílias lutam e já ganharam algumas batalhas por mais qualidade de vida. Todo o bairro agora tem água encanada, coleta regular do lixo, e os moradores recebem nas casas a correspondência. Na parte mais alta do bairro, onde nas épocas de chuvas havia risco de desbarrancar, a Prefeitura de São Bernardo construiu neste ano muros de arrimo.
A ideia é urbanizar totalmente o local. “Já estamos com os processos de regularização fundiária todos encaminhados e em breve devemos receber as escrituras definitivas das casas. Já existe também o projeto de canalização do córrego e da construção de uma área de lazer. Vamos ter um bairro de verdade, e não um canto na cidade”, disse o morador e diretor da associação, Edgar Saraiva.
Fonte: ABCD Maior