A Mercedes-Benz do Brasil irá atingir, neste ano, o recorde de produção de veículos comerciais em sua fábrica na cidade de São Bernardo, aproximando-se de 80 mil unidades fabricadas. Serão cerca de 51 mil caminhões e mais de 28 mil chassis de ônibus.
“Esse expressivo volume de produção é fruto dos investimentos feitos pela Empresa para o aumento de capacidade em nossa fábrica, visando assim atender especialmente à demanda do mercado interno, que se mantém aquecida graças ao contínuo desenvolvimento econômico do País”, afirma Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
De acordo com o executivo, a capacidade de produção da empresa será ampliada ainda mais em 2012, quando entrará em operação a nova fábrica de caminhões de Juiz de Fora, Minas Gerais. “Ganharemos assim mais condições de atender a novas demandas dos nossos clientes, oferecendo a eles a mais completa linha de veículos comerciais do Brasil, com produtos para todos os segmentos de transporte de passageiros e de carga, tanto urbanos, quanto rodoviários e fora-de-estrada”, acrescenta o executivo.
Em 2011, a fábrica de São Bernardo deverá alcançar também a produção de 97 mil motores, 58.000 câmbios e 192.000 eixos. A unidade brasileira é fornecedora de câmbios leves e médios para outras empresas do Grupo Daimler.
De acordo com Jürgen Ziegler, o recorde de produção reflete também a ótima performance de vendas de veículos comerciais Mercedes-Benz em 2011, o que reafirma a confiança dos clientes nos produtos da marca.
Terceiro turno
A Mercedes-Benz do Brasil contratou 950 profissionais em 2011, o que impactou na abertura do inédito terceiro turno para a produção de caminhões, processo para o qual contou com mais de 500 funcionários.
Os demais colaboradores foram selecionados para atuar em diversas áreas produtivas de caminhões, agregados e produtos remanufaturados, além de áreas administrativas na fábrica de São Bernardo do Campo.
Com as novas contratações, a Mercedes-Benz do Brasil elevou para 14.350 o número de colaboradores no País, considerando as unidades de São Bernardo do Campo, Campinas e Juiz de Fora, confirmando sua posição de maior empregadora entre as empresas do setor de veículos comerciais na América Latina.
Maior fabricante
Maior fábrica da Mercedes-Benz fora da Alemanha, a planta de São Bernardo é a única da Daimler a produzir, num mesmo local, caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos, além de cabinas de caminhões.
A unidade brasileira é o centro mundial de competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus. Além disso, destaca-se também por seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico, o maior do setor na América Latina.
Fonte: Diário do Grande ABC