Fiscais ambientais da Prefeitura de São Bernardo e integrantes da Guarda Ambiental Municipal de São Bernardo autuaram na tarde de ontem um pesqueiro que funcionava na Estrada do Montanhão, no bairro de mesmo nome, e que é suspeito de alugar seu terreno para descarte de resíduos, como entulho e até solventes orgânicos.
A área é considerada pelo poder municipal de proteção permanente e os proprietários do pesqueiro infringiram diversos artigos da legislação local, como soterramento da vegetação e descarte irregular de resíduos de construção e materiais perigosos.
No momento da chegada da guarda, donos, funcionários e até clientes correram. O caso seria registrado na Dicma (Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Meio Ambiente) da cidade.
Além da remoção irregular de terra, os ficais encontraram no terreno carcaças de carro, motores e embalagens de produtos químicos, como formol, que precisariam ser depositados em aterros adequados.
Três caminhões foram apreendidos. As investigações mostrarão quem eram os responsáveis pelo local que autorizavam o descarte dos materiais na cidade de São Bernardo. A Prefeitura promete medir o grau de contaminação do local.
Fonte: Diário do Grande ABC