As três unidades de internação da Fundação Casa no Grande ABC, duas na cidade São Bernardo e uma em Mauá, serão visitadas por técnicos e juízes do Conselho Nacional de Justiça nos próximos dias – sexta e terça-feiras, respectivamente. Ontem, a vistoria começou pela Capital – no complexo do Brás, onde hoje prossegue o trabalho.
O CNJ mantém o Programa Justiça ao Jovem, que visa verificar, em todo o País, a forma com que as medidas socioeducativas de internação são executadas, assim como as condições físicas e pedagógicas das unidades que recebem os adolescentes em conflito com a lei. As equipes já passaram por 20 Estados.
São Paulo é o último Estado a ser visitado. Entre Capital e região metropolitana, 58 unidades de internação serão vistoriadas no prazo de duas semanas. A partir de setembro até outubro, as equipes centram nas unidades espalhadas pelo interior do Estado.
Depois de concluídas as visitas, os técnicos apontarão o relatório nacional com diagnóstico das unidades.
No Grande ABC, são hoje 373 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação, segundo dados da Fundação Casa. São Bernardo é a cidade que mais concentra internos – 117, seguida de Diadema (101), Mauá (68), Santo André (65), Rio Grande da Serra (9), São Caetano (7) e Ribeirão Pires (6).
Fonte: Diário do Grande ABC