O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho (PT), disse que o projeto de construção de aeroporto em guia de São Bernardo, noticiado pelo Diário em outubro, está em análise no governo federal. O integrante do alto escalão da administração Dilma Rousseff classificou o plano do prefeito Luiz Marinho (PT) como “interessante”.
“O Marinho tem vindo com essa história nova do aeroporto. A presidente já ouviu dele, nos parece bem interessante”, analisou Carvalho, ontem, durante evento de comemorações de 21 anos do Consórcio Intermunicipal.
Em outubro, Marinho conversou com Dilma sobre a possibilidade de abertura de aeroporto no Grande ABC. O prefeito de São Bernardo tem afirmado que a Região Metropolitana precisa, em curto prazo, de novo terminal aéreo. O petista havia solicitado que a presidente encampasse a proposta.
Carvalho afirmou que a sugestão de Marinho está em análise de técnicos da Aeronáutica, Infraero e Agência Nacional de Aviação Civil. “Não estou dizendo nada ainda com parecer técnico porque não sou da área. Mas sempre é bom ter novas ideias para a região”, argumentou o ministro.
Antes evasivo ao comentar o tema, Marinho revelou alguns pontos do projeto que esmiuçou para Dilma. O planejamento é acolher terminal aéreo de carga e executivo – que aceitaria desembarque somente de jatos fretados, fechado para a aviação comercial. “Olhando para o mundo da logística e desempenho da economia, a proximidade com maior porto da América Latina, olhando para o pré-sal, talvez seja o caso de grande aeroporto para aviação executiva e carga. E estamos estudando esse assunto. O Grande ABC tem interesse nesse tema e estará preparado para oferecer essa possibilidade”, disse o prefeito.
Uma das áreas estudadas pela Prefeitura é próxima ao trecho Sul do Rodoanel. O ponto forte é a localização – próximo à Baixada Santista e com vias de escoamento para os aeroportos de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, e Cumbica, em Guarulhos. Porém, a região sofre com neblinas constantes.
Dilma tem evitado tocar no assunto, principalmente porque há discussão sobre a concessão dos aeroportos de Congonhas e Cumbica à iniciativa privada. Na semana passada, o governo federal publicou edital com regras para a administração privada nos terminais aéreos existes na região metropolitana de São Paulo. O leilão está marcado para o dia 6 de fevereiro, na Bolsa de Valores.
CONSÓRCIO
O ministro Gilberto Carvalho participou ontem das festividades de 21 anos do Consórcio Intermunicipal. As comemorações rememoraram Celso Daniel, prefeito de Santo André por três mandatos, idealizador do órgão regional e que morreu em 2002. Um espaço foi inaugurado no subsolo do prédio da entidade recordando os primeiros documentos assinados por Celso nos primórdios do grupo, em 1990.
Ex-secretário na gestão de Celso Daniel, Carvalho relembrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha confirmado a interlocutores que o andreense seria ministro do Planejamento caso assumisse a Presidência da República. “O Lula não escondia de ninguém quando o escolheu para ser o coordenador do plano de governo. Ficava evidente pelo plano que era ele assumiria toda área de pensar o País.”
Fonte: Diário do Grande ABC