Moradores do Jardim Betina, na cidade São Bernardo, estão há quatro dias sem fornecimento de água. Apesar de já terem contatado a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), até o fim da tarde desta segunda-feira (21/2) a situação não havia sido normalizada.
De acordo com a moradora Regina Lúcia Nogueira, no final de semana, os residentes de um condomínio do bairro tiveram de fazer um rateio para que caminhões-pipa fornecessem água potável ao local. “Não havia água nem para beber, quanto mais para as necessidades básicas, como higiene pessoal e lavar roupa”, enfatizou.
De acordo com Regina, os problemas de falta de água na região são recorrentes, porém ficaram mais frequentes nas primeiras semanas deste ano. “Quando o abastecimento é normalizado, a pressão é fraca e não chega a encher as caixas de água que ficam no alto do condomínio”, disse.
A assessoria de imprensa da Sabesp informou que o problema se refere à baixa pressão na rede de água, o que pode ocasionar problemas de abastecimento em pontos mais elevados. A ocorrência se deu em função de problemas operacionais na VRP (válvula redutora de pressão), equipamento utilizado para evitar vazamentos.
A Sabesp informou que registrou a reclamação em 17/02 e detectou o problema, sendo o mesmo solucionado em 18/02.
No sábado (19/02), o problema voltou a ocorrer e, apesar das providências tomadas para o conserto da VRP, o restabelecimento não ocorreu totalmente. Na tarde de segunda-feira (21/2), um novo vazamento foi detectado e a previsão é que a fornecimento de água seja restabelecido até a madrugada de terça-feira (22/2).
Foi instalado um aparelho utilizado para medir a pressão na rede de água, durante 24 horas, pelo prazo de sete dias. O aparelho vai gerar um relatório que dará a exata situação da pressão nas redes. O relatório será analisado pelos técnicos da Sabesp.
Fonte: ABCD Maior