Foram 38 anos de espera, mas finalmente São Bernardo do Campo pode comemorar seu segundo título nos Jogos Abertos do Interior. Disputado neste ano em Mogi das Cruzes, os atletas da cidade foram exemplo de superação e trouxeram novamente o troféu para o município, que havia conquistado o primeiro lugar pela primeira e última vez em 1973, quando sediou a disputa.
O ano de 2011 será inesquecível para o esporte de guia São Bernardo do Campo. O título dos Jogos Regionais, disputados em julho, em Santo André, também encerrou 38 anos de jejum da cidade na competição. Outros destaques do ano ficaram para as conquistas dos times de handebol masculino e feminino do São Bernardo/Metodista em várias competições estaduais e nacionais, além de campanhas marcantes no vôlei, tênis de mesa, atletismo, biribol, luta olímpica, natação, vôlei de praia e xadrez em outros campeonatos.
A conquista dos Jogos Abertos do Interior foi suada. A disputa foi intensa entre São Bernardo do Campo e São José dos Campos desde o primeiro dia de competições. Na quinta-feira (17/11), apenas nove pontos separavam a delegação do Vale do Paraíba da equipe são-bernardense. Mas os títulos da malha, luta olímpica e da ginástica artística masculina na sexta-feira (18/11) colocaram São Bernardo no páreo e deixaram a cidade no lugar mais alto do pódio. Até a manhã deste sábado (19/11), o município havia conquistado 58 medalhas de ouro, 32 de prata e outras 29 de bronze, totalizando a impressionante marca de 119 conquistas.
O prefeito de São Bernardo do Campo fez questão de parabenizar a delegação que representou e honrou o nome da cidade com a conquista dos Jogos Abertos depois de tanto tempo. “Parabenizo os atletas de São Bernardo por essa importante conquista. Este foi um ano muito bom para o esporte da cidade”, destacou o chefe do Executivo, lembrando ainda dos títulos dos Jogos Regionais e também das 15 medalhas ganhas por atletas são-bernardenses nos Jogos Pan-Americanos do México.
O mesa-tenista Hugo Hoyama, um dos atletas mais importantes da história da cidade, também comemorou a conquista dos Jogos Abertos em Mogi das Cruzes. “É marcante fazer parte dessa conquista e ter ajudado a cidade na classificação geral”, afirma o atleta, que conquistou uma medalha de ouro e duas de prata na competição e representa a cidade há mais de 20 anos.
Outro destaque de São Bernardo nos Jogos Abertos ficou por conta da ginástica rítmica. A equipe da técnica Cristina Jacobine conquistou o primeiro lugar individual com a atleta Roberta Zago, a segunda posição por equipes e o bronze em conjunto.
Fonte: Prefeitura de São Bernardo