O Hospital Anchieta de São Bernardo vai realizar 370 cirurgias de hérnia em um prazo de três meses. O objetivo é zerar a demanda reprimida de pacientes. A triagem começou na última segunda-feira (18/06), sendo que o ambulatório do Hospital de Ensino Anchieta prevê a realização de dez consultas por dia, de segunda a sexta-feira. A partir do encaminhamento dos pacientes avaliados, a expectativa é de que o hospital faça até 15 cirurgias por semana, de segunda a domingo.
Na cidade, a demanda reprimida por cirurgias eletivas, incluindo as de hérnia, é resultado da baixa capacidade dos hospitais regionais, sob gestão estadual, de garantirem a cobertura para esses procedimentos aos munícipes.
Com isso, a demanda de cirurgias eletivas aumenta progressivamente e a espera chega a durar vários meses, causando transtornos e ansiedade aos pacientes. Nessa ação integrada, sob a coordenação da Central de Regulação, o hospital irá reorganizar as cirurgias de alta complexidade, utilizando os recursos já existentes, para assumir as cirurgias que deveriam ser feitas pelos hospitais estaduais.
A Secretaria de Saúde também estuda a possibilidade de fazer o mesmo com os pacientes que aguardam cirurgias de especialidade vascular (varizes).
Fonte: ABCD Maior