A Prefeitura de São Bernardo inaugurou no último dia 31 de maio a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas do Rudge Ramos, localizada na Rua Ângela Tomé, 260. A unidade, sétima a ser entregue no município, foi erguida na área ocupada antigamente pela Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Rolando Ramacciotti e divide o espaço com a UBS (Unidade Básica de Saúde) Rudge Ramos.
Classificada como UPA tipo 2, a unidade tem capacidade para atender até 300 pacientes por dia. O prédio tem 1.517 metros quadrados de área construída e contará com laboratório de análises clínicas, 12 leitos de observação, uma farmácia 24 horas e uma base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que também funcionará em período integral. Foram investidos R$ 3,5 milhões para implementar a UPA, que irá substituir o pronto-socorro do bairro.
A Prefeitura pretende entregar até o fim deste ano novas UPAs na cidade. Além da unidade do Rudge Ramos, as da Vila São Pedro, Demarchi/Batistini, União/Alvarenga, Riacho Grande, Paulicéia/Taboão e Baeta Neves já estão funcionando. As unidades do Alves Dias/Assunção e Silvina/Ferrazópolis estão em obras.
REGIÃO
Com essa inauguração, o Grande ABC contará com 12 UPAs em funcionamento. Algumas delas registraram problemas com falta de médicos disponíveis para atender a população. As prefeituras prometem contratar profissionais para resolver o problema. Outras sete unidades estão em construção, em parceria com o governo federal: duas em São Bernardo, duas em Santo André, uma em São Caetano, uma em Ribeirão Pires e uma em Mauá.
Fonte: Fonte diário do Grande ABC