O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 anunciou, na manhã desta terça-feira (24/1), o resultado do Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos. Foram escolhidas 172 instalações esportivas espalhadas pelo Brasil e São Bernardo do Campo teve uma ótima notícia ao ter seis locais considerados aptos para aclimatização das seleções.
A cidade do ABC vai oferecer o Centro de Desenvolvimento do Handebol Brasileiro, o Estádio de Atletismo, o Centro de Canoagem no Estoril, o Estádio Primeiro de Maio, o Estádio do Baetão e o Ginásio Poliesportivo. Dos seis equipamentos, os três primeiros estão em fase de construção.
“Apresentamos esses seis equipamentos como sugestão para os países realizarem a aclimatização. Dos 49 locais escolhidos no Estado de São Paulo, mais de 10% está na cidade de São Bernardo do Campo”, afirma o secretário de Esportes e Lazer da cidade, José Luiz Ferrarezi.
Essas instalações serão apresentadas a todos os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e Comitês Paraolímpicos Nacionais (CPNs) por meio de um guia online, que será lançado durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012. O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos durou um mês. Seu objetivo foi identificar instalações em todo o País que atendessem aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Esportivas Internacionais.
Uma vez identificados os locais, caberá a cada instalação negociar diretamente com os CONs e CPNs os termos de utilização de seus equipamentos pelas delegações estrangeiras. Tradicionalmente, os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais promovem períodos de concentração, aperfeiçoamento do treinamento e aclimatação às condições locais antes dos Jogos.
“É o reconhecimento da importância que São Bernardo do Campo tem no cenário esportivo nacional. Esta escolha faz jus ao título de ‘cidade esportiva’ e é um prêmio para um município que coloca o esporte e lazer como prioridade”, afirma o secretário de Esportes e Lazer da cidade.
Equipamentos
Estádio Primeiro de Maio – Inaugurado em 1968, serviu como palco das greves dos trabalhadores que reivindicaram melhores salários na década de 80, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente é utilizado pelo São Bernardo Futebol Clube, que manda suas partidas do Campeonato Paulista da Série A2 no estádio.
Com uma ampla reforma, o Estádio Primeiro de Maio foi reinaugurado no dia 30 de janeiro do ano passado, com o empate entre São Bernardo e Corinthians por 2 a 2. A obra, iniciada em agosto de 2010, ampliou a capacidade de 13 mil para 15,8 mil torcedores. A intervenção também se deu por meio da adequação do acesso da torcida visitante, segurança, entre outros, atendendo exigências da Federação Paulista de Futebol e outros órgãos reguladores para poder sediar os jogos da Série A1 do Campeonato Paulista 2011.
Agora, o equipamento conta com quatro novas torres de iluminação, de 40 metros cada, que ao todo apontam 168 refletores ao campo, atendendo o requisito das emissoras de televisão para transmitir os jogos no período noturno na cidade.
Estádio do Baetão – Conhecido pelos moradores como “Baetão”, o Centro Esportivo Humberto de Alencar Castelo Branco foi inaugurado em 1972 e tem capacidade para 8 mil torcedores. O local recebe anualmente jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Graças à reforma executada pela Prefeitura de São Bernardo do Campo em 2010, o campo do Baetão, um dos espaços públicos mais tradicionais da cidade, ganhou gramado sintético com um novo e moderno sistema de drenagem, único no País, chamado Soccer Grasss Drain. Utilizado nos campos europeus, o sistema permite que a água escoe com facilidade pelas laterais, uma vez que embaixo do gramado é colocada uma manta impermeável. O Baetão também recebeu pintura e uma nova torre de iluminação em substituição à que estava queimada.
Ginásio Poliesportivo – O Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo é considerado um dos mais modernos do Estado. O local sedia anualmente grandes eventos nas áreas esportiva, cultural, religiosa, educativa e de lazer.
O Poliesportivo tem capacidade para mais de 7 mil pessoas e possui placar eletrônico semelhante ao usado nos jogos da NBA (campeonato profissional de basquete dos Estados Unidos) com quatro faces e pode ser utilizado por vários tipos de esportes. As arquibancadas são em dois níveis, há tribuna para autoridades, sala vip, cabines para a imprensa com revestimento acústico e sanitários exclusivos, elevador privativo para autoridades e imprensa, lanchonetes, quatro amplos vestiários para as equipes com sala para aquecimento, vestiários para árbitros masculino e feminino, quatro sanitários para o público, auditório, departamento médico, sala de musculação e amplo estacionamento.
Estádio de Atletismo – São Bernardo do Campo está construindo um moderno centro de alto rendimento de atletismo, que será referência nacional e internacional. Em construção no Clube da Volks, o projeto do estádio foi aprovado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e prevê uma pista coberta para treinamentos com seis raias de 110 metros, arquibancada coberta para 5 mil pessoas, caixa para salto, área de treino, vestiários, espaço para atendimento médico e antidoping e cabines de imprensa, além de sanitários com acessibilidade para pessoas com deficiência, lanchonete e área de primeiros socorros.
Centro de Canoagem – A cidade vai construir um moderno Centro de Excelência de Canoagem no Parque Estoril, no Riacho Grande, na conhecida Represa Billings. O local vai servir para treinamento de seleções nacionais, formação de atletas e também como utilização para as categorias de base da modalidade.
Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol – O equipamento, também em construção no Clube da Volks, vai servir como local de treinamento para a Seleção Brasileira de Handebol. Além disso, equipes de categorias de base também devem utilizar o centro para formação de novos atletas.
Fonte: Prefeitura de São Bernardo