Com tecnologia de TV holográfica, importada da Alemanha, será inaugura na próxima segunda-feira (19) a Cidade da TV Brasileira, às 19h, na Cidade da Criança, no Jardim do Mar.
O novo espaço será entregue em comemoração aos 61 anos da tevê no Brasil, comemorado no dia 18 de setembro. Serão mais de 3 mil itens entre objetos, fotos, vídeos e documentos, mas a ideia é oferecer também exposições temporárias.
Além de ser um espaço cultural e turístico, o endereço se constituirá em um ponto interativo, lúdico, que mescle o conhecimento ao entretenimento. Os frequentadores poderão manipular a câmera da inauguração da TV Tupi e se ver numa TV preto e branco, vivenciando ao vivo um pouco da história televisiva do Brasil.
Na Cidade da Criança já existe a primeira cidade cenográfica da televisão brasileira, a Vila Redenção, criada em 1966 pela TV Excelsior para novela que é até hoje a mais longa da história do gênero: Redenção, no ar de 1966 a 1968, com mais de 500 capítulos.
A Prefeitura fará um apanhado desde os primórdios da TV em preto e branco até a adoção de novas tecnologias ainda desconhecidas do público. Entre as inúmeras atrações, destacam-se a câmera feita em casa por um brasileiro, que transmitiu uma partida de futebol em 1948, antes da inauguração da primeira estação de TV da Tupi; a foto em tamanho natural da primeira imagem que surgiu nos televisores da America Latina e a voz da menina que disse a primeira fala na tela da TV, bem como câmeras pioneiras das primeiras TVs do Brasil, inclusive as doadas por Daniel Filho, ator e diretor da Rede Globo, e que poderão ser manuseadas pelos visitantes.
Além disso, haverá um túnel dotado de recursos eletrônicos de última geração, que conduzirá à época da inauguração da TV em cores no Brasil e, finalmente, depois de diversas atrações interativas, principalmente para as crianças, se chegará ao setor que reproduzirá o que será a TV no futuro.
Serviço
A Cidade da TV Brasileira fica na Cidade da Criança, localizada na Rua Tasman, 301, Jardim do Mar, guia de São Bernardo. A entrada no parque é gratuita e o horário de funcionamento é de terça a domingo e feriados, das 9h às 17h.
Fonte: Repórter Diário