Procissão atrai 3.000 em nome da fé em São Bernardo

Cerca de 3.000 pessoas participaram ontem da Procissão dos Carroceiros, que homenageia Nossa Senhora da Boa Viagem. Após missa realizada na Paróquia Menino Jesus, no Centro da cidade São Bernardo, o cortejo seguiu em direção à Igreja Matriz, no Centro. Fiéis acompanharam o trajeto de seis quilômetros a pé, de carro ou a cavalo.

A atividade, tradicional no município, é realizada desde 1917. “Nossa Senhora da Boa Viagem abençoa os meios de transporte. Ela nos acompanha nos caminhos da vida”, explica o padre Giuseppe Bortolato.

Montado em um cavalo marrom, o vice-prefeito e secretário de Cultura, Frank Aguiar, acompanhou a atividade. “Sou devoto da santa pois sou um eterno viajante.” Ele ressaltou também o lado cultural da festividade. “Isso aqui é a pura expressão da cultura do nosso Brasil, que é conhecida pela diversidade”, acrescentou.





O caminho até o Centro foi marcado pela emoção dos fiéis, que embelezaram o caminho com as bandeirinhas levantadas. A dona de casa Maria do Socorro Silva, 60 anos, participa do evento há 15. Em 2011, ela ganhou mais um motivo para ir à procissão. Um de seus filhos está morando em Luanda, na África, a trabalho. “Venho agradecer as conquistas e rezar para que tudo dê certo nas viagens dele, principalmente na volta.”

A cartorária Ana Benini, 56, herdou da avó a devoção pela santa e o hábito de acompanhar o cortejo. Desde a infância, ela frequenta a procissão anualmente, prática que foi passada para os filhos.

Pessoas de diferentes cantos do Estado acompanharam o evento. Entre as caravanas, vieram grupos de Ibiúna, Suzano, Caconde e Americana, além de outras cidades da região e da Capital.

Fonte: Diário do Grande ABC





Deixe seu comentário