Cerca de 3.000 pessoas participaram ontem da Procissão dos Carroceiros, que homenageia Nossa Senhora da Boa Viagem. Após missa realizada na Paróquia Menino Jesus, no Centro da cidade São Bernardo, o cortejo seguiu em direção à Igreja Matriz, no Centro. Fiéis acompanharam o trajeto de seis quilômetros a pé, de carro ou a cavalo.
A atividade, tradicional no município, é realizada desde 1917. “Nossa Senhora da Boa Viagem abençoa os meios de transporte. Ela nos acompanha nos caminhos da vida”, explica o padre Giuseppe Bortolato.
Montado em um cavalo marrom, o vice-prefeito e secretário de Cultura, Frank Aguiar, acompanhou a atividade. “Sou devoto da santa pois sou um eterno viajante.” Ele ressaltou também o lado cultural da festividade. “Isso aqui é a pura expressão da cultura do nosso Brasil, que é conhecida pela diversidade”, acrescentou.
O caminho até o Centro foi marcado pela emoção dos fiéis, que embelezaram o caminho com as bandeirinhas levantadas. A dona de casa Maria do Socorro Silva, 60 anos, participa do evento há 15. Em 2011, ela ganhou mais um motivo para ir à procissão. Um de seus filhos está morando em Luanda, na África, a trabalho. “Venho agradecer as conquistas e rezar para que tudo dê certo nas viagens dele, principalmente na volta.”
A cartorária Ana Benini, 56, herdou da avó a devoção pela santa e o hábito de acompanhar o cortejo. Desde a infância, ela frequenta a procissão anualmente, prática que foi passada para os filhos.
Pessoas de diferentes cantos do Estado acompanharam o evento. Entre as caravanas, vieram grupos de Ibiúna, Suzano, Caconde e Americana, além de outras cidades da região e da Capital.
Fonte: Diário do Grande ABC