O prefeito da cidade de São Bernardo do Campo inaugurou nesta segunda-feira (29) a primeira fase da Escola de Trabalho na área de Confecção. Localizado na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Marly Buíssa, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, o espaço desenvolve uma política de inclusão para mulheres e pessoas com deficiência, oferecendo capacitação em costura industrial, costura e artesanato em tecidos e silkscreen.
Os alunos em formação irão estudar quatro horas por dia e ganharão uma bolsa de R$ 180 reais. A Escola de Trabalho tem o propósito de se tornar um espaço de conhecimento para empresários e de trabalhadores da área. O projeto atenderá 140 alunos por semestre. Esse novo espaço de capacitação profissional também pretende estabelecer uma política de desenvolvimento econômico e social que prevê um trabalho formativo com mulheres e mães de deficientes na elevação de escolaridade e qualificação profissional na área da costura.
O projeto promoverá a ampla participação da comunidade, incentivando a inclusão das camadas excluídas da população, em um processo de transformação da realidade e de construção da cidadania.
O público-alvo são pessoas desempregadas e moradoras do município de São Bernardo, pessoas com deficiência e seus familiares com baixa renda familiar, além de pessoas que se encontrem em situação de alta vulnerabilidade. Nesse aprendizado, os alunos terão a oportunidade de confeccionar peças na produção industrial e artesanal.
Fonte: Prefeitura de São Bernardo