A Câmara Municipal da cidade de São Bernardo realiza audiência pública hoje, às 19h, para a apresentação do programa Pró-Billings, que prevê a despoluição da represa e a recuperação ambiental de seu entorno, e das intervenções do projeto Tietê na cidade. Com a implementação dos dois programas, a intenção é que até 2016 São Bernardo tenha 90% de seu esgoto coletado e tratado.
Com investimento de R$ 246 milhões, o Pró-Billings é um programa que começou a ser planejado quando o atual presidente da Câmara era secretário municipal. Atualmente, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo é a responsável pelo projeto, que prevê a coleta, afastamento e tratamento do esgoto no entorno da represa.
TRATAMENTO – O Pró-Billings vai coletar o esgoto da bacia e levar para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto ABC, que fica na divisa entre São Caetano e são Paulo. Já o projeto Tietê tem a mesma finalidade de coleta e tratamento de esgoto, mas para o restante da cidade. O investimento nesse programa é de R$ 127,5 milhões. As duas intervenções contam com financiamento internacional.
Por meio de uma parceria com a JICA (Japan International Cooperation Agency), o Pró-Billings inclui a construção de três estações de grande porte para levar o esgoto até a ETE-ABC. Para isso, serão construídos 33 quilômetros de coletores-tronco. O projeto Pró-Billings também prevê a retirada de resíduos sólidos da represa e dos rios afluentes.
A audiência será realizada no Plenário Tereza Delta e aberta ao público, que poderá tirar suas dúvidas sobre a implementação dos programas. A Câmara Municipal fica na Praça Samuel Sabatini, 50, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4331-4200.
Fonte: Diário do Grande ABC