A Prefeitura da cidade São Bernardo do Campo deu início nesta quarta-feira (11/5), à 2ª Oficina do Ministério de Turismo (MTUR) do Projeto de Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos, na Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo (Acisbec). A abertura do encontro foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. A oficina terá duração de 16 horas, e o encerramento será nesta quinta-feira (12/5), no mesmo endereço. O horário é das 8h às 12h30 e das 14h às 18h.
Organizado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio do Departamento de Turismo e Eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, MTUR e Instituto Marca Brasil (IMB), a finalidade do evento é capacitar o trade de turismo municipal para a gestão do setor, bem como ampliar o conhecimento sobre planejamento estratégico, fortalecer a governança dos destinos e sua interrelação com as respectivas regiões turísticas.
O evento conta com palestras do gerente geral do projeto, Cássio Falkembach, e da consultora Luciane Camilotti, ambos do Instituto Marca. Participam representantes do trade turístico local, entre os quais universidades, bares e restaurantes, grupos de artesãos que contam com apoio da Economia Solidária, hotéis, agências de viagem, casas de câmbio, casas de eventos, associações, sindicatos e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae).
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, desde a primeira oficina, já foram criadas ações visando o fomento do setor na cidade, como participação em feiras, início do Observatório de Turismo e discussões a respeito da localização dos Centros de Informação ao Turista. Mais três oficinas estão programadas no período de um ano e meio, tempo da primeira fase do projeto.
Fonte: Prefeitura de São Bernardo