São Bernardo: jovens do programa Turma Cidadã passam por capacitação profissional

Uma parceria entre as secretarias de Segurança Urbana e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo vai possibilitar aos jovens atendidos pelo programa Turma Cidadã, da Prefeitura da cidade de São Bernardo do Campo, ter contato com diversos aspectos do mundo do trabalho. A capacitação, que envolve palestras divididas em três módulos – Trabalho, Empreendedorismo e Economia Solidária -, teve início em fevereiro e será finalizada em 28/04.

Além da atuação conjunta das secretarias, a iniciativa conta com o trabalho de professores, sociólogos, psicólogos e técnicos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae), Banco do Povo, Faculdade de Direito de São Bernardo e Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol).

A programação inclui, dia 14/4, palestra com a coordenadora de Programas de Fomento à Economia Solidária da Prefeitura de Osasco, Sandra Praxedes. O tema abordado será empreendimentos econômicos solidários: associativismo e cooperativismo (definição, valores e princípios). O horário será das 8h às 12h e das 13h às 17h.





No dia do encerramento, 28/04, os meninos irão conhecer a Central de Trabalho e Renda (CTR) do município e aproveitar para efetuar seus cadastros. Ainda nesse dia, as palestras serão sobre legislação e o palestrante convidado é o professor Marcelo Mauad, da Unisol Brasil e Faculdade de Direito de São Bernardo. O horário será das 8h às 10h e das 13h às 15h. As palestras duram de duas a quatro horas.

O Turma Cidadã é oferecido pela Prefeitura de São Bernardo por meio da Secretaria de Segurança Urbana e conta com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A iniciativa tem como missão atender jovens em idade de prestar o Tiro de Guerra, dispensados ou não, e entre os inscritos são selecionados aqueles de baixa renda que podem optar entre o curso de Mecânica de Autos ou de Manutenção de Micros.

As palestras são realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedesc), localizada na Avenida Redenção, 221, Centro.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo





Deixe seu comentário