O leite materno possui todos os nutrientes e fatores de proteção necessários ao crescimento e desenvolvimento do bebê. Além disto, tem o poder de criar um momento único entre mãe e filho, deixa a criança mais segura e tranquila, é fácil de ser digerido, provoca menos cólicas nos pequenos e contribui na formação do sistema imunológico da criança, bem como previne alergias e obesidade. E, acima de tudo, trata-se de um ato de solidariedade e de amor.
Apesar de todos esses benefícios, o Banco de Leite do Hospital Municipal Universitário da cidade São Bernardo do Campo conta atualmente com uma média de apenas 178 litros de leite, quando o ideal para manter uma margem de segurança é de 250 litros.
De acordo com a coordenadora do serviço, esta diminuição ocorre geralmente por desconhecimento da população sobre a iniciativa, férias escolares ou épocas de frio. “O maior número de doadoras é do município. As mães ligam no hospital e são orientadas quanto à doação. Em média contamos com 105 colaboradoras por mês”, explica.
Ela ressalta que qualquer mãe pode ser doadora, desde que não tenha tido nenhuma doença infectocontagiosa que possa ser transmitida através do leite materno. Essas doenças são verificados pelo Banco de Leite por meio dos resultados de exames sorológicos realizados no pré-natal: hepatite B e C, HIV, sífilis, toxoplasmose, rubéola e Doença de Chagas.
Como participar – A coleta do leite é feita pela própria doadora em sua residência e, semanalmente, o hospital vai ao domicílio receber a doação, que pode ser feita o ano inteiro, 24 horas, todos os dias da semana. O material necessário para a coleta é fornecido pelo hospital.
No HMU, as mães recebem orientação sobre preparação dos frascos de coleta, higienização das mãos e armazenagem do leite em freezers ou congeladores. A captação de novas doadoras também é feita com a colaboração das Unidades Básicas de Saúde e agentes comunitários.
A maioria das doadoras tem entre 26 a 35 anos, ensino médio completo, geralmente apenas um filho e o local do parto foi o HMU. O leite humano doado passa por controle de qualidade desde a retirada no domicílio com o monitoramento de temperatura, estocagem do leite, pasteurização, análise físico–química e microbiológica.
Serviço – O Banco de Leite Humano fica no quarto andar do Hospital Municipal Universitário (Avenida Bispo César D´Arcoso Filho, 161 – Rudge Ramos). O telefone é 4365-1480 (ramal 203).
Fonte: Prefeitura de São Bernardo