Após 15 anos desativado, o teleférico do Parque Estoril, localizado no Riacho Grande, na cidade de São Bernardo do Campo, volta a funcionar no início de abril. A meta era entregar o teleférico em fevereiro, no entanto, as chuvas constantes atrapalharam a programação, pois se tratam de obras a céu aberto.
Para finalizar as instalações e melhorias que vêm sendo executadas no local, o parque precisará permanecer fechado nesse período por medidas operacionais e de segurança, já que se tratam de equipamentos como cabos de aço, torres de 9 metros e fios de alta-tensão. Além disso, a estrutura exige a realização de diversos testes operacionais.
“Quando o equipamento for entregue à população, São Bernardo será o primeiro município do País a contar com dois teleféricos turísticos. Essa reforma integra o processo de revitalização desse espaço, que inclusive recebe recursos do Ministério do Turismo, do Governo Federal”, aponta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
A revitalização do Estoril prevê investimentos na ordem de R$ 7 milhões destinados a construção de novos quiosques de comércio, em substituição às antigas barracas desativadas com consentimento dos comerciantes, e ainda ciclovia, trilhas, sonorização, iluminação, vestiários, playground e restaurante.
Também estão previstas outras atrações, entre as quais o circuito de arvorismo, tirolesa e escalada, bem como uma academia ao ar livre similar ao equipamento recém-inaugurado na Cidade da Criança, adaptada a pessoas da terceira idade e com deficiência.
Teleférico – Principal atração do Estoril fundado na década de 70, o teleférico terá a substituição de cinco torres de sustentação de cabos de aço por novas torres de 1,8 mil quilos cada, confeccionadas por tubos de aço metálicos com altura média de 9 metros, e contará com 74 lugares. A obra foi orçada em R$ 1,2 milhão. O novo equipamento terá 800 metros de extensão e passará por todo o parque, proporcionando visão privilegiada.
A revitalização do Parque Estoril visa transformar o local em referência em ecoturismo, desenvolvimento sustentável e educação ambiental.
Fonte: Prefeitura de São Bernardo