A comunidade japonesa ficou encantada com o show cigano-árabe da Cia. de Dança Alegria Cigana. A participação fez parte da programação da 7ª Festa da Cerejeira, que aconteceu na Associação Cultural de MIZUHO, em São Bernardo do Campo, SP, no dia 26 de agosto.
“Foi gratificante prestigiar um evento tradicional da comunidade japonesa, levando nossa dança e alegria. Realmente a emoção tomou conta de todas as integrantes do Grupo”, comemora a professora e coordenadora do Grupo, Mhelani Souza.
Em setembro, o Grupo se apresenta em Atibaia, na Festa do Morango e na cidade de São Paulo, no evento Revelando SP.
Sobre Ciganos & Dança
Os Ciganos são uma etnia, um povo com cultura e dialetos próprios. Sua origem ainda é envolta de mistério. Em sua maioria, os ciganos são artistas (de muitas artes, inclusive a circense). Entre as várias expressões artísticas está a dança que é praticada principalmente pelas mulheres. Atualmente é uma mistura da dança de vários povos, como espanhóis, árabes, hindus, russos, húngaros, eslavos, etc. As dançarinas também utilizam leques, xales, echarpes, pandeiros, fitas e flores para dançar.
Sobre Mhelani Souza
Possui formação de Técnico em Dança. É dançarina há mais de 19 anos. Iniciou seus estudos com base em Jazz, Ballet, Capoeira e Dança Contemporânea. Desde 1995, dedica-se integralmente ao estudo da dança, cultura e tradição cigana, participando de workshops e cursos de atualização em dança, história e cultura de povos ciganos de todos os continentes. Em 2004, fundou a Cia. de Dança Alegria Cigana, a qual hoje atua como coordenadora e coreógrafa. Em 2011, sua Cia. de Dança ganhou o Prêmio no Festival ENDA SP em 3º lugar, um dos mais importantes eventos de dança de São Paulo. Em reconhecimento à sua dedicação e trabalho no âmbito artístico e cultural, sua Cia. de Dança foi homenageada por empresários do bairro do Tatuapé e Região, no evento anual Prêmio Golden. Realizou também apresentações em eventos como Revelando SP, Festa do Morango em Atibaia, Festa das Nações em Piracicaba, Festa do Imigrante no Memorial do Imigrante – SP e em eventos de cunho beneficente, como do Grupo Socorrista Itaporã e COTIC – Centro de Tratamento Intensivo à Criança, em SP.