São Bernardo e região terá metrô subterrâneo em 2025

A primeira linha de metrô subterrânea do Grande ABC deverá ser realidade em 2025. Na sexta-feira, foi publicado no Diário Oficial do Estado  chamamento público para que as empresas interessadas em desenvolver estudos para a construção se manifestem. Ainda não há estimativa de gastos com a obra. A Linha 20-Rosa terá 25 quilômetros de extensão e ligará São Bernardo ao bairro da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo.

O projeto prevê que a obra seja dividida em duas etapas. A primeira, com 12,3 quilômetros, vai da Lapa até Moema, onde, futuramente, haverá integração com a Linha 5-Lilás. O trajeto, previsto para ser entregue em 2021, terá 14 estações e 13 trens, com intervalo aproximado de cinco minutos entre cada um. A estimativa é de que a demanda inicial seja de 468 mil passageiros. Também estão previstas conexões com as linhas 2-Verde, na futura estação Cerro Corá, 4-Amarela, na Faria Lima e 19-Celeste, no terminal Hélio Pellegrino.

O segundo trecho, de 12,7 quilômetros, sairá de Moema e chegará a São Bernardo. A cidade terá três estações: Taboão-Anchieta, Rudge Ramos e Afonsina. Com previsão para 2025, o segmento terá 11 estações e 17 composições. O usuário poderá fazer baldeações nas estações São Judas (Linha 1-Azul) e Afonsina, que dará acesso à futura Linha 18-Bronze (leia abaixo). A demanda total prevista para a Linha 20-Rosa será de quase 800 mil passageiros por dia em 2025.

O chamamento foi lançado pelo Estado após empresas privadas fazerem propostas pelo desenvolvimento dos estudos. “Tivemos várias manifestações e estamos publicando no Diário Oficial para que os demais concorrentes também se apresentem”, explica o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Os estudos devem conter informações como aspectos geológicos, indicação de investimentos previstos, desapropriações. e análise de riscos. A empresa que vencer a licitação terá de ressarcir os valores gastos pelos concorrentes com o projeto. O valor máximo a ser pago será de R$ 5 milhões. Os interessados têm até o início de setembro para se apresentar e o planejamento técnico deve ser concluído em sete meses.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirma que as empresas terão liberdade para proporinovações, como a criação de espaços comerciais nas galerias subterrâneas, entre as estações. A estimativa do secretário é de que as obras demorem ao menos sete anos para serem concluídas.

-Projeto para monotrilho deve ser apresentado em setembro





O governo do Estado deve apresentar em setembro os estudos para a construção do monotrilho da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará São Bernardo à estação Tamanduateí, na Capital. O trajeto também passará por Santo André e São Caetano. As quatro empresas e consórcios participantes entregaram os materiais no dia 16 de julho. A partir daí, o prazo dado pelo Metrô para análise foi de 60 dias, prorrogável por mais 60.

A construção da linha também será dividida em duas etapas. A primeira fase liga o Paço Municipal de São Bernardo ao terminal Tamanduateí, onde será feita integração com a Linha 2-Verde. A previsão de entrega é para 2015.

A etapa seguinte, com previsão de conclusão para o ano seguinte, ligará a região central de São Bernardo com o bairro Alvarenga.

A estimativa do Estado é de que a demanda inicial seja de 295 mil passageiros por dia. Inicialmente, a linha terá 20 veículos, que circularão com intervalo médio de 166 segundos nos horários de pico. Em 2030, o Metrô estima que o número de passageiros diários aumente para 472 mil. A Linha 18-Bronze terá 20 quilômetros, divididos em 18 estações. Todo o trajeto será elevado e terá como base os corredores já existentes. O orçamento total previsto para a obra é de R$ 4,1 bilhões. Em abril, o governo federal anunciou que fará repasse de R$ 1,7 bilhão para o empreendimento.

-Presidente da CPTM espera Expresso ABC pronto em 2014

O presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Mário Manuel Bandeira, voltou a levar em consideração o prazo de 2014 para a conclusão do Expresso ABC. A linha, paralela à 10-Turquesa, ligará Mauá a Rio Grande da Serra em cerca de 24 minutos – hoje, a viagem é feita em pouco menos de uma hora. O trem também passará pelas estações Prefeito Celso Daniel – Santo André, São Caetano, Tamanduateí e Brás.

Em maio, Bandeira havia cogitado a possibilidade de o empreendimento sofrer atraso, em função de impasse entre o Estado e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que, segundo ele, está resolvido. Isso porque, para iniciar as obras, a CPTM precisa de aprovação de projeto para troca de áreas com a União. Atualmente, as áreas paralelas à via por onde passa a Linha 10-Turquesa são utilizadas pela empresa MRS Logística para o transporte de carga. Para o expresso, serão construídos dois trilhos, além de um novo para as cargas.

“Na semana passada, a ANTT mandou uma versão do protocolo de intenções. Fizemos pequenas observações, e eu acredito que nas próximas semanas essa questão deve estar equalizada”, comenta o presidente. O investimento total deverá ser de R$ 1,5 bilhão, incluindo as obras civis e a compra de 11 composições.

Fonte: Diário do Grande ABC





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